Além disso, uma escola de eSports para alunos do ensino médio (conhecida como eSports High School) foi estabelecida. A eSports High School está se promovendo essencialmente como uma escola de comércio para a indústria de mídia de jogos em rápida expansão e vibrante. O jogador profissional competitivo é apenas uma das muitas opções em sua lista de carreiras possíveis para graduados, incluindo streamer, desenvolvedor de jogos, YouTuber virtual, jornalista de jogos, programador, especialista em esports e designer de CG 3-D.
Chamada à ação: Modern Warfare é um dos esports mais populares no Japão. É um jogo de combate no qual os jogadores competem em equipes de tropas. Este jogo é um dos favoritos de todos os tempos para muitos jogadores japoneses por causa de sua jogabilidade rápida e profundidade.
Em 2021, o Call of Duty: Mobile World Championship foi realizado no Japão, com um prêmio total de US$ 50.000. Call of Duty é, sem surpresa, um dos melhores jogos de esports para celular. A Treyarch e algumas outras equipes colaboram em Call of Duty, que lança um novo jogo a cada ano.
Entre outros esports mais populares no Japão atualmente estão:
- Liga dos lendários - Um jogo MOBA (Multiplayer Online Battle Arena) que incentiva dez jogadores divididos em duas equipes a defender seu território.
- CS: GO - É a abreviação de Counter-Strike: Global Offensive. É um jogo multiplayer FPS (First-Person Shooter).
- Overwatch - Um jogo FPS vibrante envolvendo um cenário terrestre no futuro próximo.
Todos esses jogos são competitivos. Eles promovem um senso de comunidade que as pessoas gostam e desejam espalhar.
E em termos de competição, parece duvidoso que qualquer equipe japonesa ameace o domínio de equipes da China, América do Norte, Coréia do Sul e Europa em League of Legends ou Overwatch. No entanto, dado o estado do negócio de esports chinês, isso pode não ser o caso no futuro, e podemos ver fortes concorrentes surgindo do país em uma variedade de esports.